• Capa do livro A Vida Numa Mala - Armando Rodrigues de Sá e Outras Histórias, de Cristina Dangerfield-Vogt e Svenja Länder. Oxalá Editora

    A VIDA NUMA MALA

    0 de 5

    Um desconhecido em Portugal, Armando Rodrigues de Sá é um símbolo da imigração na Alemanha.

    A questão das Migrações, definidas como movimentos migratórios de pessoas entre vários países e regiões à procura de melhores condições de vida, ou para fugir à repressão e à guerra, é uma constante da História da Humanidade.

    Em A VIDA NUMA MALA, Armando Rodrigues de Sá e Outras Histórias, as aventuras de migração dos vários viajantes, vindos do Oriente e do Ocidente e que se encontram no porto de abrigo ‐ Alemanha, são contadas pelos próprios no palco que as autoras criaram para este fim no projecto.

    Paralelamente, Cristina Dangerfield‐Vogt e Svenja Länder descrevem e analisam as circunstâncias históricas, sociais, políticas e culturais que enformaram estas grandes vagas de emigração portuguesa, e também turca, nos anos 60, na direcção do centro da Europa, debruçando-­‐se, por fim, sobre os movimentos migratórios actuais.

    Um desconhecido em Portugal, Armando Rodrigues de Sá é um símbolo da imigração na Alemanha que as autoras quiseram dar a conhecer a um público mais vasto. É deste símbolo criado pelos alemães que a jornalista e a historiadora partiram à procura dos testemunhos da família de Sá e de outros viajantes fazendo a ponte para os refugiados hoje.

    Last but not least, o Leitmotiv deste livro, em dois tempos, e a duas mãos, é a viagem de comboio efectuada por Armando Rodrigues de Sá, de Lisboa para Colónia, em 1964, viagem esta que a historiadora, Svenja Länder, e António de Sá, neto de Armando, voltaram a fazer em 2014. As fotografias que ilustram A VIDA NUMA MALA conferem ao projecto uma visualidade especialmente marcante e impossível de ignorar, ficando bem clara a mensagem que as autoras quiseram passar, «que o Mundo é de todos e que há lugar para todos» citado do comentário de José António Cerejo, Grande Repórter do Público, sobre o projecto de livro A VIDA NUMA MALA.

    11.90€