
PAPÁ EM ÁFRICA
15.00€
Antes demais Anton usa muitas vezes o pseudónimo de Joe Dog, criado em 1992, para assinar BDs, porque ouvia música punk e entrou naquele esquema do pseudónimo podre, como é hábito dessa subcultura. Além do mais, nesse mesmo ano juntamente com Conrad Botes (que nos visitou recentemente numa exposição na Fundação Gulbenkian) tinham criado revistas de BD bastante polémicas na África do Sul…
Indisponível
- Descrição
- Informação adicional
- Avaliações (0)
Descrição do Produto
Antes demais Anton usa muitas vezes o pseudónimo de Joe Dog, criado em 1992, para assinar BDs, porque ouvia música punk e entrou naquele esquema do pseudónimo podre, como é hábito dessa subcultura. Além do mais, nesse mesmo ano juntamente com Conrad Botes (que nos visitou recentemente numa exposição na Fundação Gulbenkian) tinham criado revistas de BD bastante polémicas na África do Sul. A dois anos antes do fim oficial do Apartheid, um pseudónimo sempre ajudava a ter menos problemas com a sociedade africânder. O título mais famoso foi o Bitterkomix, onde Joe Dog e Botes faziam BDs que chocavam os africânders e os supostos liberais ingleses, denunciando a loucura ideológica e religiosa do Partido Nacional, perito em segregação racial e deseducação sexual e colocavam em questão a identidade do sul-africano, especialmente a do homem branco. Não será à toa que o artista Joe Dog tenha colaborado com os Die Antwoord, também eles iconoclastas com os códigos de identidade naquele país.
Papá em África é uma crítica à dominação racial e colonial que atravessa, ainda hoje, em pleno pós-apartheid, a sociedade sul-africana, mostrando como certas estruturas sobrevivem à destruição dos quadros legais que lhes deram origem. Mas não se enganem, não vão encontrar na obra de Anton, caminhos ou sonhos para uma “nação arco-íris”; nem é oferecida nenhuma reinvenção do lugar do negro na BD ou alguma espécie de “herói” negro da resistência que pudesse ser “voz” da população negra sul-africana, de que Anton, aliás, na realidade não faz parte nem tem a pretensão de ser.
Informação adicional
Peso | 570 g |
---|---|
Dimensões (C x L x A) | 215 x 305 mm |
Autor | Anton Kannemeyer |
Tema | Banda Desenhada |
Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.
Produtos Relacionados
-
AdicionarVer livro
CAMINHANDO COM SAMUEL
0 de 5Tommi Musturi é um dos autores mais importantes na Finlândia, e também como dinamizador da bd. Já visitou duas vezes Portugal: Salão Lisboa 2005 e na Feira Laica 2009 na Bedeteca de Lisboa, onde estava patente a exposição da antologia GlömpX, que participou como autor, comissariou e editou. Também já publicou em Portugal na revista Quadrado e no Mesinha de Cabeceira, tendo já um certo culto à sua volta.
AdicionarVer livro -
AdicionarVer livro
INFERNO
0 de 5A Divina Comédia de Dante Alighieri (1265–1321) é daqueles livros que toda a gente já ouviu falar mas terão sido poucos os que realmente o leram. O Inferno tem nove círculos nos quais as almas dos condenados são punidas de forma burocrática…
AdicionarVer livro -
IndisponívelSaiba maisVer livro
QCDA 2000
0 de 5Saiba maisVer livro -
AdicionarVer livro
TERMINAL TOWER
0 de 5Terminal Tower teve um processo criativo entre o artista e o escritor fora da lógica da banda desenhada – em que há um argumento para ser adaptado para desenho em sequência. Assim sendo, as ideias do livro foram sendo construídas em simultâneo pelos dois autores, tendo como premissa a de um homem isolado numa torre em estado de alerta…
AdicionarVer livro -
AdicionarVer livro
MAGA
0 de 5Colecção de Ensaios sobre Banda Desenhada e Afins
AdicionarVer livro -
IndisponívelSaiba maisVer livro
ZONA DE DESCONFORTO
0 de 5Zona de Desconforto é uma recolha de relatos de autores de Banda Desenhada que foram estudar ou trabalhar para fora de Portugal. Os autores apesar de terem sido “obrigados” a trabalharem em registo autobiográfico para relatarem as suas experiências, que vão da leve piada do choque cultural às reflexões profundas e intimistas, ainda assim o estilo pessoal de cada autor não foi prejudicado…
Saiba maisVer livro -
IndisponívelSaiba maisVer livro
O DESENHADOR DEFUNTO
0 de 5Francisco Koppens has a dying profession, a dying religion, lives in a dying home and has dying thoughts. He is a Portuguese architectural draughtsman living in London who believes he is destined to commit suicide. He talks to his wife but she doesn’t answer back. He does erotic comics as a private compulsion, only to cover them with black ink at the end…
Saiba maisVer livro -
AdicionarVer livro
A SAGRADA FAMÍLIA
0 de 5Um desafio literário a seguir com atenção Número Magazine fica-se, de facto, um pouco baralhado com a escrita circular Mondo Bizarre as aparentes “facilidades” e “concessões” mais não são que outras faces de um salutar sarcasmo, a aliviar-nos de crises de fígado que esta sociedade (de yuppies amancebados com velhas nobrezas sem eira) suscita no corpo de noveis gerações que se rebelam contra os poderes…
AdicionarVer livro -
IndisponívelSaiba maisVer livro
PÉNIS ASSASSINO
0 de 5Nova BD bruta do Janus!!! Francisco tem uma maldição de uma bruxa ciumenta… o seu pénis mata com quem fazer “o amor”!!! pornochachada com forte narração, crítica e repúdio social como só este autor portuense consegue fazer.
Saiba maisVer livro -
AdicionarVer livro
BESTIÁRIO ILUSTRÍSSIMO II
0 de 5Com prefácios de Marco Scarassatti (compositor, artista sonoro e professor da Universidade de Minas Gerais, Brasil) e Gil Dionísio (músico), ilustrações de Joana Pires (lado BI) e David de Campos (lado Bala) e design de Joana Pires e baseado no de Ecletricks (lado BI)
Bestiário Ilustríssimo II / Bala é a continuação de Bestiário Ilustríssimo, “(anti) enciclopédia” de Rui Eduardo Paes sobre as músicas criativas editada em 2012 e reeditada em 2014 com nova capa e novas ilustrações de Joana Pires. Como esse primeiro livro, está dividido em 50 capítulos, cada um dedicado a uma figura ou conjunto de figuras. Desta feita, porém, a 50ª parte autonomiza-se e constitui como que um outro livro. Trata-se, pois, de dois livros num só volume, um novamente ilustrado por Joana Pires, o outro por David de Campos.
AdicionarVer livro
Avaliações
Não existem opiniões ainda.