Isla de la Juventud

16.00

REF: 9789899069176 Categoria: Etiqueta: Tema: Literatura
Ver carrinho

Descrição

A biografia de um jovem estudante que retrata as relações Cuba-Angola no período pós-independência.

“Imediatamente após o desembarque do navio, que se chamava “Jibacoa”, foram transportados para as escolas que ficavam fora da pequena cidade de Nueva Gerona. Semanas depois ficariam a sabe que estas escolas onde frequentariam os seus estudos secundários e pré-universitários se chamavam “ESBEC”. As escolas, construídas com base em um único modelo e plano, eram estruturas pré-fabricadas, simples e básicas tanto na sua estrutura externa como interna. Devido a sua localização rural, eram na verdade um mundo à parte. Estavam rodeadas apenas de pinheiros e vastos campos de cítricos — a famosa toranja.

As ESBEC foram constituídas a partir de um conceito de Martí que dizia que uma criança deve … “manusear o caderno de manhã e a enxada à tarde” — onde o apóstolo, como também é referido José Martí, destacava o valor do trabalho na formação do ser humano.”
Mais do que um livro que retrata os romances próprios da idade da juventude, este livro é um documento histórico que serve para memória futura sobre o que aconteceu nas relações entre Cuba e Angola no período após a independência. Contada na primeira pessoa e com uma preciosa descrição de detalhes, Isla de la Juventud – memórias de um bolseiro em Cuba, de Pedro Luis Nguvulo conduz o leitor para um período e um lugar que têm em comum milhares de jovens angolanos que tiveram o mesmo percurso académico.

Trata-se de um compêndio que ajuda a melhor entender o cotidiano dos jovens angolanos que fizeram parte da sua formação naquele país do continente americano. É, pois, de esperar que o livro Isla de la Juventud possa captar o interesse de historiadores e de bibliotecas públicas, quer em ambos os países, quer mesmo em outros países de língua portuguesa que conquistaram a independência no mesmo período.

Informação adicional

Peso275 g
Dimensões (C x L x A)140 × 210 × 11 mm
Tema

Autor

Características

Autor: Europress
ISBN: 978-972-559-331-8
N.º de páginas: 108 páginas
Acabamento: Capa mole com badanas
Edição / Reimpressão: JAN2013

Também pode gostar…