ESTÓRIAS DESTE MUNDO E DO OUTRO

15.00€

Ler este primeiro volume de Estórias deste Mundo e do Outro resulta, portanto, num misto de nostalgia e de perspetivas renovadas face a realidades para uns revisitadas e para outros totalmente novas.

ISBN: 9789896367374 Categoria: Editora: Tema: Literatura
  • Descrição
  • Informação adicional
  • Avaliações (0)

Descrição do Produto

Este livro convida o leitor a uma série de viagens a vários destinos, uns perto, outros longínquos. De uma perspetiva distanciada e, como tal, ponderada, e ainda assim com uma percetível jovialidade rebelde, o Dr. Cândido Ferreira abre uma janela sobre diferentes lugares no tempo e no espaço. Alternando entre a cidade e a aldeia, entre a capital urbana e a Coimbra estudantil, até entre Portugal e o estrangeiro, o autor conduz-nos ao longo da segunda metade do século XIX e devolve-nos ao tempo presente de olhos mais abertos e intelectos enriquecidos. As personagens com que nos cruzamos nestas páginas, mais do que tiranas ou heroicas, são retratadas com a natural flexibilidade que o ser humano tem de espírito. Enquanto algumas são realmente excecionais, outras são quase clássicas de tão familiares, mas todas são igualmente fascinantes. A partilha aberta de uma vida enquanto criança, jovem estudante e iniciado no exercício profissional da Medicina dá conta das origens humildes deste grande nome na comunidade médica já familiar a uma boa parte do comum português. No entanto, cada uma destas estórias é invariavelmente acompanhada por uma moral que evidencia a prevalência do bom caráter e de valores estabelecidos sobre terreno sólido em detrimento de entidades que se assumem superiores, estatutos de que por vezes se revelam pouco merecedores. Para simplificar, o discurso flui aqui como a maresia, que percorre o horizonte numa narrativa leve e agradável. Aos poucos, vai ganhando forma e com ela cresce a ansiedade por um final imprevisível, terminando numa rebentação forte que por norma se traduz numa crítica destemida aos princípios corrompidos por uma sociedade em grande parte governada pela sede de poder mas quase sempre voláteis perante um espírito justo disposto a opôr-se sem receio das represálias. Ainda assim, a onda não se dispersa sem antes se desfazer amistosamente numa espuma melódica e é também nesse tom, tão confidente como jocoso, que terminam estes textos.
Ler este primeiro volume de Estórias deste Mundo e do Outro resulta, portanto, num misto de nostalgia e de perspetivas renovadas face a realidades para uns revisitadas e para outros totalmente novas.

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões (C x L x A) 150 x 230 x 15 mm
Tema

Literatura

Autor

Cândido Ferreira

Avaliações

Não existem opiniões ainda.


Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.

Também pode gostar…