Agostinho Neto – Da guerrilha aos primeiros anos da independência
20.00€
Sim, o Shatner do título é o actor cromo de Star Trek, se bem que na perspectiva de “Where’s Captain Kirk?”, canção da banda punk Spizz Energi. William Shatner é referido no livro, mas não está nele. Na verdade, nem o autor sabe onde está. Do dito Shatner só interessa para o enredo que, num episódio desse clássico televisivo de ficção científica, era ele o fagotista de um grupo de música de câmara.
Yep: logo à partida, as referências musicais deste novo caudal de frases de Rui Eduardo Paes (carinhosamente mais conhecido por REP) – porque é de um livro sobre música que se trata – estão no rock and roll e na clássica, ainda que para falar de jazz, de improvisação e dessa música que se diz ser “experimental”. Também se passa pelo hip-hop queer e pelo nintendocore, por exemplo, mas afinal nenhuma forma de arte é uma ilha e tudo está, de alguma maneira, interligado. Até quando o que encontramos são as des-associações reais ou quimicamente induzidas que constituem a realidade. Os contos desta, nas páginas que aqui estão dentro, são os do sexo, da loucura e da morte.
A música não comunica nada, segundo Gilles Deleuze? Mentira: comunica-nos o desejo, esse grande motor do nosso quotidiano, a esquizofrenia que nos define como humanos e a atribulada relação que temos com a Grande Ceifeira. Para ler em ritmo de corrida, porque foi escrito em ritmo de corrida.
- Descrição
- Informação adicional
- Características
Descrição
Este álbum de fotografias é um mergulho na epopeia de libertação africana na qual Augusta Conchiglia, jornalista italiana, retrata Agostinho Neto, seus companheiros de luta e sua família durante os anos da luta de libertação nacional, da guerrilha e nos primórdios da independência de Angola. As fotos reunidas incluem uma fotorreportagem realizada em 1968 no leste de Angola, na 3ª região político-militar, onde se desencadeou a maior parte da luta armada contra o colonialismo português. As imagens capturam com mestria e beleza momentos históricos de resistência popular, as arduidades da luta, as vitórias alcançadas, o longo processo de organização, de consciencialização, de contínuos debates, a camaradagem e solidariedade genuínas, a frescura de fisionomias familiares, alinhavadas com emoções, bravura e fé na vitória final. Certamente que os ideais de independência, seja ela política ou económica, de defesa da soberania e da identidade dos povos continuam ancoradas no âmago de cada pessoa e a inspirar gerações. Todos querem ser os heróis das suas próprias vidas. É esse sonho e essa determinação manifesta que esta produção da Fundação Dr. António Agostinho Neto, reproduz.
Informação adicional
Peso | 1280 g |
---|---|
Dimensões (C x L x A) | 280 × 240 × 17 mm |
Autor | |
Tema |
Características
Autor: Europress
ISBN: 978-972-559-331-8
N.º de páginas: 108 páginas
Acabamento: Capa mole com badanas
Edição / Reimpressão: JAN2013