• darwin

    CABO VERDE: O DESPERTAR DE DARWIN

    0 de 5

    Cabo Verde: o Despertar de Darwin – Caminhos de Charles Darwin na Ilha de Santiago, de António Correia e Silva e Zelinda Cohen, é uma descrição sobre os momentos de passagens do naturalista inglês Charles Darwin pelo arquipélago de Cabo Verde, mais precisamente a ilha de Santiago.

    Nos dois momentos de passagens, a bordo do navio Beagle – em viagem e em torna-viagem –, o cientista não só se surpreende com a vida natural e a geologia de Santiago, como recolhe ali elementos que serão cruciais para a construção da sua conhecida teoria da evolução das espécies, consubstanciada no livro “A Origem das Espécies”.

    Os autores trabalham em grande medida com documentos do arquivo sobre o naturalista, com especial enfoque para os diários e relatos biográficos em torno desta grande figura da ciência.

    O livro também é um grande subsídio para a montagem de um roteiro histórico sobre o encontro de Darwin com Cabo Verde, permitindo hoje criar circuitos de interesse pedagógico e turístico. Encontra-se anexo ao livro um mapa pictográfico com os pontos mais relevantes desta histórica passagem.

    Da perspetiva dos autores, o primeiro encontro de Darwin com a realidade dos trópicos (como ilustram as fotografias assinadas por Zé Pereira), que efetivamente aconteceu na ilha de Santiago, em  1831 e 1836, mudou a vida do então jovem cientista como doravante a História das Ciências.

    15.00€