MAÇONARIA REGULAR SEM SEGREDOS

15.00€

Este livro que agora se actualiza é um contributo para conhecer melhor a Grande Loja Legal de Portugal /GLRP, que comemorou em Junho o seu vigésimo quinto aniversário.
Entre 1802 e o início do Estado Novo, a regularidade maçónica esteve presente no nosso país e é essa tradição de aproximadamente 150 anos, que também celebramos.
A 29 de Junho de 1991, concluiu-se um processo iniciado em 1984 com a saída de um conjunto de maçons do Grande Oriente Lusitano que, mais tarde e com o apoio da Grande Loja Nacional Francesa, constituíram numa primeira etapa o distrito de Portugal desta obediê

ISBN: 9789899948273 Categoria: Editora:
  • Descrição
  • Informação adicional
  • Características
  • Avaliações (0)

Descrição do Produto

Este livro que agora se actualiza é um contributo para conhecer melhor a Grande Loja Legal de Portugal /GLRP, que comemorou em Junho o seu vigésimo quinto aniversário.
Entre 1802 e o início do Estado Novo, a regularidade maçónica esteve presente no nosso país e é essa tradição de aproximadamente 150 anos, que também celebramos.
A 29 de Junho de 1991, concluiu-se um processo iniciado em 1984 com a saída de um conjunto de maçons do Grande Oriente Lusitano que, mais tarde e com o apoio da Grande Loja Nacional Francesa, constituíram numa primeira etapa o distrito de Portugal desta obediência francesa e depois a Grande Loja Regular de Portugal, reconhecida de imediato por diversas potências maçónicas, com especial realce para a Grande Loja Unida de Inglaterra.
Volvidos 25 anos a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP está hoje presente em todo o território nacional e também em Macau, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe através de 105 lojas em pleno e normal funcionamento que trabalham em 5 ritos diferentes e apresentam um crescimento sustentável.
Os seus mais de dois mil e quinhentos obreiros activos e em situação regular, com uma idade média de 44 anos, representam diversos estratos sociais, profissionais e culturais e projectam na sociedade portuguesa os seus ideais humanistas.
A Grande Loja, à semelhança do que acontece em todo o mundo, estruturou convénios de colaboração com os ritos de altos graus que trabalham regularmente em Portugal, no aprofundamento filosófico e iniciático dos caminhos para a Luz.
A Maçonaria Regular Portuguesa mantem relações com cerca de duzentas e dez obediências maçónicas espalhadas pelos 5 continentes.
Participa no Encontro Mundial de Grão-Mestres e da Conferencias Europeias de Grão-Mestres e de Grandes Secretários e integra diversas estruturas maçónicas internacionais, designadamente a CMI – Confederação Maçónica Inter-Americana e a CMLP – Confederação Maçónica de Língua Portuguesa, um fórum que congrega as maçonarias que se exprimem em Português.
A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é hoje uma obediência pujante e antevê o futuro com confiança, persistindo na adaptação das melhores práticas maçónicas internacionais e dando ao mundo maçónico alguns contributos ritualísticos relevantes.
O futuro trará consigo, estou certo, uma maior institucionalização e a consubstanciação de uma orientação estratégica, que será uma linha de rumo e de continuidade.
Sem perder de vista a sua vertente patriótica, a Maçonaria Regular Portuguesa tem uma forte presença internacional e uma visão para o futuro da grande família maçónica lusófona.

Informação adicional

Peso 310 g
Dimensões (C x L x A) 155 x 235 x 9 mm
Autor

Pedro Martin, Rui Bandeira

Características

Autor: Rui Bandeira e Pedro Martin
ISBN: 9789899948273
N.º de páginas: 104 páginas
Acabamento: Capa Mole
Edição: 2016

Avaliações

Não existem opiniões ainda.


Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.